Monday, September 19, 2016

Harry Potter and the cursed child ou Harry Potter e a dor de crescer

(Slytherception: Oi. Eu sou a Jess...sou a Slytherin do blog e vou fazer comentários em Slytherin Green nesse post revolt da Lari, a Ravenclaw do blog! LOL Ps: Ela só vai descobriu depois de já ter postado! Então...vamos que vamos)

Tá. Vamos lá. Primeiro precisamos estabelecer o quão fã de Harry Potter e de J.K.Rowling eu sou. Sou fã a ponto de saber detalhes da história que ela foi soltando ao longo de anos e anos de entrevistas esparsas em canais aleatórios de TV internacional, sou fã a ponto de ter diferentes perfis no pottermore[1] para acompanhar as novidades de casas diferentes, sou fã a ponto de acompanhar os fóruns no tumblr, ter pasta dedicada a isso no pinterest[2] e de já ter lido mais fanfics[3] com spinoffs[4] que se possa imaginar.
Enfim, bastante fã, né?


Dito isto, será que alguém consegue imaginar como fiquei quando a própria JK disse que lançaria a continuação da história de HP em uma peça em Londres? Mais ou menos assim:

Fiz tudo como manda o figurino, me inscrevi para receber as noticias primeiro, comprei meu ingresso na pré-venda (sim, mesmo morando no Brasil e não tendo a menor perspectiva de ter dinheiro para ir para Londres na data da estréia, mas né? Era melhor garantir) e aguardei ansiosamente. Enquanto isso, a cada noticia, cada foto, cada escolha de atores, cada polemica (Hermione negra, sim, estou falando com você), eu ia ficando mais impactada e ansiosa e me senti realmente voltando a ser criança.
Não achei que seria trouxa: fui trouxa (sim, o trocadilho foi intencional)


Isso pq chegou o dia da estreia, não fui para Londres (dinheiro, esse vil metal), mas fiquei acompanhando pelo twitter os spoilers da peça e “MEU DEUS DO CÉU QUE MERDA É ESSA?”. A história, pelo menos até onde os spoilers me contavam, não tinha nem pé nem cabeça e, pior de tudo, desrespeitava a personalidade tão bem construída dos MEUS personagens tão queridos.

Tive raiva. Muita raiva. Tanta raiva que o livro foi lançado no Brasil em 31/07 e eu não o comprei. Tanta raiva que só fui ler essa semana, dois meses depois do lançamento (isso pq uma amiga (Slytherception: Guilty! 🙋). Me mandou pq me recusei a comprar) E vou dizer uma coisa: É PIOR DO QUE OS SPOILERS ME CONTARAM!

A maioria das pessoas não entenderia essa raiva, mas vou tentar explicar:

JK Rowling é uma mulher incrível, sem dinheiro depois da morte da mãe, se mudou de país para tentar uma nova vida em um lugar novo. Conheceu um cara que parecia ser um príncipe (o pai da sua primeira filha), mas no fim das contas o príncipe era pior que sapo, viveu um relacionamento extremamente abusivo, apanhou muito até ter coragem de dar um basta e voltar com nada além da filha de colo para seu país de origem. De volta, precisou de ajuda do governo para se sustentar (uma espécie de bolsa família lá dos britânicos), escrevia Harry Potter num bar pq não tinha dinheiro para pagar a conta de luz em casa, bateu de porta em porta e foi rejeitada por 12 editoras diferentes até que alguém lesse e entendesse a genialidade daquele mundo que ela estava criando. Ainda assim, foi obrigada a abreviar o próprio nome pq “ninguém compraria um livro de fantasia escrito por uma mulher”, foi precursora de muita coisa que vemos por aí (Crepusculo, Jogos vorazes, a mediadora...) e hoje é uma das pessoas mais ricas do mundo.

Existe um filme não autorizado contando essa história da vida dela, ele tá completo e de graça nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=3Fp-fX7AvGc De nada ;)

A própria JK sabe da existência desse filme, mas, digamos que não gosta muito de falar disso. Um rapaz perguntou no twitter se ela já tinha assistido e a resposta foi “para que? Eu vivi”. Então seguimos em frente...

Além dessa história de vida ao mesmo tempo triste e inspiradora, JK Rowling nos deu o universo de Harry Potter, um mundo mágico em que tudo está interligado. Posso dar alguns exemplos para quem ainda não sacou a genialidade:

- Livro 1 Dumbledore pergunta de quem é a moto que Hagrid traz Harry no colo, ele responde “o jovem Sirius me emprestou”. Nós só saberemos quem é o Sirius no livro 3, não é mesmo? E só veremos a moto novamente no livro 6. Olhem que coisinha mais linda e inteligente! A mulher nos dá uma informação de uma linha que será usada o resto da sequencia de livros.

- Neville Longbottom é um personagem completamente bobo e ruim em feitiços até o livro 5, certo? E depois vira tão fodão que consegue matar o pedaço da alma do Voldemort que estava na cobra, certo? Sim! Mas no livro 5, enquanto eles estão no Ministério da Magia, Neville tem sua varinha quebrada e diz “minha vó vai me matar. Essa varinha era do meu pai”. OU SEJA, se a varinha escolhe o bruxo, a do Neville nunca o escolheu e portanto ele nunca poderia ter sido grande coisa com ela. Viram? Olha a genialidade dessa mulher se manifestando de novo nos pequenos detalhes. (Slytherception: Sério? Gente...nunca tinha notado isso! Neville é Griffyndor então nunca prestei muita atenção nele até o Matthew Lewis virar Hottie! HAHA).

- Fora toda historia do Snape/Dumbledore que só são reveladas no ultimo livro sendo um verdadeiro plot twist, né? (Slytherception: Snape! ❤️ ).


Harry Potter, através de metáforas, ensinou milhões de crianças lições sobre tolerância, amor, respeito, amizade... A condição lupina de Remus é uma metáfora ao sofrimento de portadores de HIV (Slytherception: Lupin! ❤️ ), a figura dos dementadores é uma metáfora quanto aos sintomas da depressão, a amizade entre Harry e Luna mostra que “casas” diferentes podem se unir e que não é preciso pensar igual a todo mundo (“You are just as sane as I am”) etc etc etc


JK Rowling tem, ao longo dos anos, usado sua voz (e seu twitter) para defender as minorias, principalmente negros e LGBTs.



Acontece que, há tempos e tempos. Os livros de Harry Potter foram escritos sem o compromisso da representatividade (embora o tenham, não estou negando), mas estamos vivendo uma época em que ela importa e muito! E ela precisa ser explicita.

Depois de todos os livros já terem sido lançados, JK deu uma entrevista afirmando que sempre viu Dumbledore como gay, em sua cabeça.

Ao declarar que Dumbledore era gay, JK Rowling fez um grande serviço à comunidade, mas ao mesmo tempo, se ser gay é normal, porque não temos um único casal gay ao longo de 7 livros? Nem mesmo coadjuvantes?

Dizer que Dumbledore era gay, obviamente importa, mas depois de sua morte, depois de uma vida inteira sem um amor por trauma de um suposto amor de adolescência? Porque o, até então, único personagem gay não mereceu um final feliz (ou pelo menos um “meio” feliz, já que sua morte era importante para história)? (Slytherception: Bem, considerando o quanto o Dumbledore foi FDP, não, ele não merecia um final feliz!!!)

(Slytherception:
)


Sim, JK tem posicionamentos importantes, mas ela “guarda” seus posicionamentos para fora dos livros e se esconde das polemicas neles. Por isso já foi severamente criticada. Cursed Child foi escrito depois de JK já ter ouvido essas críticas. Cursed Child poderia ter solucionado essa questão. Mas cursed child sequer fugiu da dicotomia slytherin/griffyndor.

JK Rowling por tantos e tantos anos defendeu suas outras casas, por tantos e tanto anos disse que todas importam, mas continua lá, escrevendo sobre “as duas maiores”.

Por tantos e tantos anos nos foi afirmado que preconceito é idiota, que todos são iguais, mas se mantém nesse livro a ideia de que cada um só pode fazer amizade com quem for de sua respectiva casa. Afinal, a Rose para de falar com o próprio primo quando Albus é selecionado para Slytherin. (Slytherception: E depois nós é que somos preconceituosos! Humph! )CADÊ DIVERSIDADE, MEUS AMIGOS?


Tá. Me exaltei. É que eu sou de Ravenclaw, sabem? É bem chato não ter nada sobre minha casa, mas tuuuuuuuudo bem, sigamos com as críticas.


Começando pelo obvio: Cursed Child é mal escrito.  Sim, foi feito para ser um roteiro de uma peça e não um livro, ainda assim, os personagens não tem profundidade, todos possuem apenas uma faceta, aquela mais óbvia. Um exemplo? Hermione é nerd. PONTO. Hermione não é nada além da pessoa que segue regras e lê livros.



GENTE!!A propria JK Rowling já disse em diversas entrevistas que Hermione era sua personagem favorita porque JUSTAMENTE porque fugia do esteriótipo de “nerd feia”, ela luta, ela corre atrás do que ela quer, ela é apaixonada por um idiota, ela está sempre ali para seu melhor amigo, ela ODEIA burocracias (“quer ser advogada?” “Pretendo fazer algo de útil da minha vida”), enfim, Hermione é TOTALLY BADASS. 

Mas, no novo livro, Hermione é ministra da magia (sem nenhuma explicação de onde foi parar o Shackebolt, aliás) e é totalmente burocrática: fica cobrando que o Harry leia papeis e mais papeis sobre o mundo bruxo, ignora a própria família por causa do trabalho, enfim... foi construída de um jeito unilateral, chato e esteriotipado. (Slytherception: Rowling mercenária. Prova #1)
O pior é que não é apenas ela, a lista segue... Gina é a esposa do Harry, nada mais (Slytherception: Rowling mercenária. Prova #2). Rony é o alívio cômico, nada mais. (Slytherception: Em defesa do Ron Ron, ele é a mesma coisa em todos os livros do HP). Dumbledore é a figura de sabedoria(ainda que do seu quadro), nada mais.

(Slytherception: Draco!!!!! ❤️❤️❤️)

O livro dá a impressão de que foi escrito as pressas e há boatos de que virará filme (Não, um; Não dois, MAS UMA TRILOGIA!!!) e não há outra explicação para esse lançamento tosco além de: DINHEIRO. (Slytherception: Rowling mercenária! #ForaRowling)

E isso, meus amigos, é a razão pela qual é horrível crescer. Você cresce e percebe que toda a magia gira em torno do dinheiro, que não importam mais aqueles detalhes que te fizeram se encantar, que a pessoa que você admirou por tanto tempo, só se importa em vender mais livros para trouxas como você, que continuarão comprando porque já estão viciados demais para voltar atrás.

Pois bem, feita essa introdução(Slytherception: Isso foi só a introdução?! 😶), vamos enumerar os erros da peça porque eu não tenho mais nada para fazer da vida(#sqn)? VAMOS!

Primeiro, a sinopse. Acho que não preciso dizer, né? A partir daqui ALERTA MÁXIMO DE SPOILERS.


A peça gira em torno da vida de Albus Severus, filho do meio de Harry Potter e Ginny Weasley. (Um obszinho aqui só para dizer que PQP! JURA? Albus Severus? Que merda, JK Rowling!) (Slytherception: Sugestões de nome melhor do que Albus Severus --> Hagrid Hagrid Potter; Aragog Nagini Potter; Qualquer nome Qualquer outro nome Potter) Albus faz amizade com Scorpius Malfoy (Slytherception: Scorpius!!!!! ❤️)no trem para Hogwarts e ambos são selecionados para Slytherin.
Existem boatos no mundo bruxo de que Scorpius seria filho de Voldemort e o fato do filho do Harry Potter ser amigo dele faz os dois serem bastante perseguidos na escola.
Albus é um rebeldezinho sem causa e fica culpando o Harry por ser famoso e a relação deles é péssima. De repente, Amos Diggory aparece e culpa o Harry pela morte do Cedrico (sim, 20 anos depois. Sentido? Nope. Nenhum), ao mesmo tempo se descobre que ainda existem viratempos por aí.
Albus tem a ideia genial de roubar o viratempo do Ministério da Magia e salvar o Cedrico. Óbvio que dá merda. A gente descobre que o Voldemort teve uma filha com a Belatriz, (Slytherception: Com que pênis? O homem não tem nem nariz, pelo amor de Merlin!mas no fim dá tudo certo pq, afinal de contas, não é o George R.R. Martin que escreve isso aqui (Slytherception: Infelizmente! #GoTRules #GoTargaryen).

Dito isto, vamos avaliar as cenas:

- Harry explica pro Albus como passa pela plataforma exatamente da mesma forma que a sra. Weasley explicou para ele. Mas se a Lily ta com eles, isso nao significa que o Albus foi no ano do James? Ou seja, já atravessou essa merda antes. Isso foi apenas uma jogada emocional, portanto. SHAME ON YOU, JK.


- Albus MORRE DE MEDO de ser posto em Slytherin, razão pela qual Harry diz a ele "se isso importa para vc, o chapeu seletor leva em consideração". Ele fica completamente aliviado por isso,  e aí ele vai para slytherin mesmo assim e vira a chacota do colégio e, claramente, entra em estágios de depressão por conta disso. OI? PQ O CHAPÉU SELETOR IGNOROU O DESEJO DO MENINO? (Slytherception: Pq o chapéu claramente tá ficando velho gagá. Essa criança NUNCA seria Slytherin. Ele não é perspicaz, não tem ambição, não é auto-suficiente, não é talentoso e nem sequer queria ser Slytherin, o que demonstra claramente que o menino não sabe tomar decisões!)

- Sabe aquele critica que todo mundo faz dizendo que a Gina dos livros é um personagem incrível enquanto a Gina dos filmes é insossa toda vida? Então... Gina dos filmes = Gina de cursed child. Serio. Não sei nem pq essa mulher está nesse livro, ela não faz ABSOLUTAMENTE nada em nenhum momento. Seu filho tá em depressão? Ok. Seu marido resolve. Seu marido voltou a ter pesadelos com Voldemort? Ok. Hermione resolve. Seu marido fez merda e falou pro seu filho que preferia que ele NÃO TIVESSE NASCIDO e você ouviu tudo? Ok, vamos nos deitar e conversar calmamente. CLARAMENTE você não é a Gina dos livros que azarou um garoto com um feitiço de bicho papão apenas por ofender a Luna, imagina se falassem uma coisa dessa pro seu filho, né non? (Slytherception: Yup!)


- A cicatriz do Harry volta a doer e ele volta a falar parseltongue. GENTE!!! GENTE!! O ultimo livro explica com TODAS AS LETRAS que o Harry só fazia isso porque tinha um pedaço da alma do Voldemort nele e POR ISSO ele compartilhava alguns pensamentos e habilidades. A partir do momento que a parte da alma do Voldemort que estava no Harry morreu, mesmo que o Voldemort voltasse de alguma forma, o Harry não sentiria MAIS NADA pq eles NÃO TEM MAIS QUALQUER LIGAÇÃO.
(Slytherception: 🎶 I'm a snaaaaaaaaake for you! 🎶🐍)

- Em alguns momentos, as pessoas se referem ao Scorpius como possível filho de Voldemort e dizem que “ele pode ser um Voldemort” se referindo a “Voldemort” como um sobrenome. Só gostaria de lembrar que, caso Voldemort tivesse um filho e, caso esse filho tivesse seu sobrenome, o sobrenome correto seria MARVOLO RIDDLE, ok? NÃO VOLDEMORT!!! (Slytherception: Tecnicamente só Riddle já que Marvolo é nome do meio - em homenagem ao avô dele - e não sobrenome! 😁) Voldemort nada mais é que um codinome. Obrigada. De nada. (Slytherception: Fun Fact - Em francês pro codinome dar Je suis Voldemort (Eu sou Voldemort), mudaram o nome dele de Tom Marvolo Riddle para Tom ELVIS JEDUSOR!!!! (Jedusor sendo a tradução francesa da palavra Riddle - muito espertinhos - 😂 😂 😂 😂  Claramente Elvis, o Lord das Trevas, não morreu!)


- Esse dialogo que é plagio de rei leão:
ALBUS: Really scared you?
HARRY: Yes.
ALBUS: I thought Harry Potter wasn’t afraid of anything?
HARRY: Is that how I make you feel? (Slytherception: Too soon! Ainda não superei a morte do Mufasa! 😭)


-Por duas vezes no livro se sugere usar poção polisuco para  um determinado plano. No livro 2, a Hermione diz que leva 2 ciclos de lua para prepara-la. COMO ELES PRETENDEM FAZER ISSO NA MESMA HORA MESMO? ACHO QUE NÃO ENTENDI
(Slytherception: Meu cabelo em dia úmido 🖕)

-“DRACO: Hermione Granger, I’m being bossed around by Hermione Granger. (She turns towards him. He smiles.) And I’m mildly enjoying it.” Aqui a JK claramente tenta trazer todas as pessoas que shipparam Dramione por anos para o lado dela. Isso é ridiculo. Primeiro que o momento é péssimo, afinal, o filho do Draco (única família que ele tem) está desaparecido. Segundo que ele tinha ACABADO de dizer que daria tudo para ter pelo menos mais uma hora com sua mulher morta que ele amava mais que tudo. ELE NÃO FLERTARIA COM A HERMIONE. 
(Slytherception: OK! MOMENTO DE REVOLTA! ELA DEU UM SOCO NELE NA INFÂNCIA- como pode ser visto abaixo - ELES SE ODIARAM A VIDA TODA, ELA É BFF DO HARRY - que ele sempre vai odiar -, ELE É MELHOR PAI QUE TODO MUNDO NESSE "LIVRO" - chupa Potter -  E JK QUER ME CONVENCER QUE ELE IA FLETAR COM ESSA KNOW IT ALL - É Levioosa, e não Leviosaa! -  ENQUANTO O FILHO DELE COM O AMOR DA VIDA DELE - RIP Astoria Malfoy -, FILHO QUE ELE AMA MAIS QUE TUDO NA VIDA, ESTÁ DESAPARECIDO?!?! BITCH PLEASE!!! DRACO IS BETTER THAN THAT!!! KNOW YOUR CHARACTERS WOMAN!!! #FimDoChilique #TeamDracoForever)



- E obviamente, o maior absurdo de todos: VOLDEMORT TEM UMA FILHA COM A BELLATRIZ (Slytherception: HAHAHAHAHAHAHAHA). Sim, é isso  mesmo. O mesmo Voldemort que passou anos e anos achando que seus planos seriam infalíveis e que ele era imortal. O mesmo Voldemort que não confiava em ninguém além de si mesmo, resolveu ter uma filha. NÃO FAZ NENHUM SENTIDO COM A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM AO LONGO DE 7 LIVROS, mas, ainda que fizesse, NÃO FAZ SENTIDO NA LINHA TEMPORAL pq ninguém nunca ficou sabendo da gravidez da Bellatriz e ela esteve presente em todas as batalhas desde que Voldemort retomou o poder, sendo, inclusive, torturada por ele em relíquias da morte após Harry invadir o Gringotes, então, sério:  
(Slytherception: 
)

Aí vocês me perguntam: "Mas não tem nenhuma parte boa?" Sim, tem. Aí vão elas (se preparem pq a lista é bem curta):

- Rony dizendo que ele, Fred e George tinham uma aposta para saber qual deles seria a ovelha negra da família e iria para Slytherin e que a aposta mais alta era na Ginny. AEEE! Tem totalmente a ver com a personalidade dos 4 envolvidos na história. Pontos para JK. (Slytherception: RIP Fred! 😭 )

- “I’m a Weasley-Granger, you are a Potter. Everyone wants to be friends with us”. Essa menina claramente sabe se aproveitar de sua posição social. Que desperdício coloca-la na Griffyndor, mas ok, vida que segue. (Slytherception: Graças a Deus não colocaram essa praga na minha casa. Garota chata dos infernos!!😒)

- SCORPIUS MALFOY!! Se tem uma ÚNICA COISA BOA NESSE LIVRO ESSA COISA É SCORPIUS MALFOY. (Slytherception: Siiiiiiim!!! SCORPIUS!!! ❤️🐍)
O único personagem escrito com alguma profundidade, Scorpius é um menino doce (Slytherception: E lindo, obviamente, afinal de contas é filho do Draco! ❤️), criado sob uma sombra de um boato muito cruel e que sofre muito mais do que Harry jamais sofreu com as fofocas , ainda assim, consegue ser amigo incondicional de Albus. 


(Slytherception: 
)

É um menino que, ao se ver em um universo paralelo em que era “rei”, preferiu voltar ao seu mundo (onde sofria com boatos maldosos, onde só tinha um amigo, onde sua mãe estava morta...) porque o seu mundo era o melhor para todos. Altruista, engraçado, divertido, amigo... Não tem uma qualidade que Scorpius não tenha. Se tem uma coisa que vale a leitura desse livro é poder conhecer Scorpius.(Slytherception: Sim!!! Scorpius King!!!❤️) 



É isso, gente. Fica a crítica. Recomendo o livro? (Slytherception: NUNCA!) Não, mas sei que, assim como eu, quem é fã vai ler de qualquer jeito, então depois a gente critica junto, ok?
Até porque a gente nunca vai deixar de amar essa história.



PS: Provavelmente a peça é maravilhosa porque só de ler o roteiro já dá para imaginar os efeitos especiais incríveis.
Ps2: Vou fazer uma parte 2 contando porque eu acho que a história do Scorpius com o Albus é uma história de amor (e a Jessica provavelmente vai me matar porque ela odeia meu ship, mas me deixem! hahaha) (Slytherception: Minha alma acabou de dar uma vomitadinha basica! Só pq ama o ÚNICO amigo dele na vida eles tem que ser um casal?! GRRRR Existem vários tipos de amor FFS!)

Beijos,
Da parte Ravenclaw desse blog Slytherclaw ;)
(Slytherception: Isso foi divertido...farei isso mais vezes! 😘)






[1] O Pottermore é, como eles mesmo se descrevem, o “coração digital do mundo bruxo”. Foi criado pela própria J.K. à época do lançamento de HP and the deathly hallows part2 para que a “geração potter” não ficasse órfã. Lá, volta e meia temos textos sobre a história de algum personagem não contada nos livros. Quem tiver interesse: https://www.pottermore.com/
[2] Quem não tiver nada para fazer e gostar de Harry Potter pode seguir também: https://www.pinterest.com/laribeckman/harry-potter/
[3] Fanfics = Fanfiction, fanfic ou apenas fic é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames, etc, sem que haja a intenção de ferir os direitos autorais e a obtenção de lucros. Portanto, tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos fãs com as obras que apreciam para limites mais extensos. Esse site aqui tem umas bem boas mesmo: http://www.floreioseborroes.net/  
[4] Spin-off, também chamado de derivagem, é um termo utilizado para designar aquilo que foi derivado de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente.
(Slytherception: OBS - Não tem nada mais Ravenclaw do que explicar TODOS os termos usados no post né? LOL)

No comments:

Post a Comment